3563
MONITORIA ACADÊMICA EM OPERAÇÕES DE SEPARAÇÃO I NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA;
ANA BEATRIZ DA SILVA DOS SANTOS, K?TIA SIMONE TEIXEIRA DA SILVA DE LA SALLES;
A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) provocou sérias mudanças em todos os setores da sociedade. Dentre elas, no ambiente acadêmico, houve a suspensão das atividades letivas presenciais e a consequente migração para o ensino remoto emergencial. O presente artigo tem por objetivo descrever, através de um relato de experiência, os benefícios e desafios encontrados na monitoria no ensino remoto, e uma breve avaliação da percepção dos estudantes monitorados na disciplina Operações de Separação I, ministrada aos discentes dos cursos graduação em Química Industrial e Engenharia Química de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Maranhão, entre fevereiro e abril de 2021. Nesse período, devido à pandemia, as atividades foram desenvolvidas através de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com apoio de ferramentas do Google Meet, Google Classroom e Whatsapp, que possibilitaram minimizar as lacunas em virtude da impossibilidade dos encontros presenciais. Como monitora em um cenário inesperado, foi possível vivenciar novos aprendizados, aprofundar e obter novos conhecimentos gerando crescimento pessoal e profissional, construção das relações interpessoais, e desenvolvimento da empatia.
Monitoria. Ensino. Processos. Operações de Separação.