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EVASÃO DE DISCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT: SOB A PERSPECTIVA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ACADÊMICA;

MARIA LUIZA RIBEIRO DA SILVA, LUAN CLAITON DE MORAES MAROSTEGAN, GABRIEL HENRIQUE JUSTI;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[247] 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem

Este artigo trata do resultado obtido através da pesquisa sobre a evasão de discentes no curso de Engenharia Química - UFMT sob a perspectiva da autoavaliação institucional e acadêmica. Foi realizado com a finalidade de verificar os motivos que levam a desistência no curso, relacionado a aspectos institucionais de ensino, organização administrativa do curso e vínculo acadêmico - desistentes, em trancamento e matriculados. Para a realização desta pesquisa foi elaborado um questionário via "Formulário Google", submetido ao comitê de Ética da UFMT com aprovação para a realização da pesquisa e estratificação dos dados. O formulário foi aplicado aos discentes e ex-discentes do curso (ingressantes entre os anos 2014/2 e 2019/2), caracterizando como metodologia quanti-qualitativa com enfoque descritivo e interpretativo na análise dos dados. Os dados mostraram resultados relevantes sobre a pesquisa, visto que os pontos mais críticos sob a perspectiva dos discentes em relação aos vínculos institucionais referem-se a critérios quanto à satisfação do curso e a matriz curricular que não atendem suas expectativas. Aos critérios relacionados ao ensino se refere a adaptabilidade dos estudantes ao curso, tendo avaliado como mediano ou fraco a satisfação com esses aspectos. Desse modo, o estudo aponta que a autoavaliação se faz relevante para compreender o ponto de vista dos alunos quanto a sua satisfação em relação ao curso, devendo ser reformulada para adaptar-se continuamente a medida de oferecer possibilidade de criação de políticas institucionais como solução à evasão do curso.

Evasão. Autoavaliação. Aspectos institucionais
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