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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE NOVA METODOLOGIA DE ENSINO PARA A ÁREA DE MANUFATURA NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA;

Luciana Montanari, Alessandro Roger Rodrigues, arthur jose vieira porto;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Trata este artigo de uma proposta de reformulação das unidades curriculares da Área de Manufatura, do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Ao currículo acadêmico original, formatado em 6 unidades curriculares e estruturado por processo de fabricação, propõe-se sua substituição por 4 unidades curriculares, e fundamentado pela geometria do produto a ser fabricado e requisitos de qualidade, aliados a questões de custo, sustentabilidade e projeto da manufatura. Além da reformulação curricular em termos de quantidade e objeto das unidades curriculares, novas metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação são propostas, baseadas na maior participação discente e menor protagonismo docente, tais como lab-makers, blended learning, problem-based learning, team-based learning, avaliação formativa, autoavaliação e avaliação entre pares. Espera-se com esta nova proposta uma aprendizagem de conhecimentos teórico-práticos mais ativa e construtivista por parte dos alunos, fornecendo-lhes habilidades e competências demandadas pela engenharia de fabricação atual no Brasil e no mundo, com atualizações tecnológicas incorporadas mais dinamicamente, como sustentabilidade e Indústria 4.0 e 5.0.

Engenharia Mecânica. Manufatura. Reformulação curricular. Metodologias ativas. Processos avaliativos.
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