Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3557

INTERAÇÃO ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO E ENSINO MÉDIO-TÉCNICO: EXPERIÊNCIAS EM ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NO CEFET/RJ;

Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Luiz Phillipe Mota Pessanha, Rayana Ferreira Vinagre, Alexandre de Carvalho Castro;

COBENGE21

[77] 13. Interação com o ensino fundamental e médio

[287] 13.1. Relato de experiências

O presente relato de experiência mostra iniciativas realizadas no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ - que se encaixam na proposta de interação entre cursos de engenharia e ensino médio. Seu objetivo é apresentar e analisar a participação integrada de estudantes do ensino médio-técnico em atividades de pesquisa desenvolvidas em conjunto com estudantes de graduação e pós-graduação, através de programas de iniciação científica. São apresentados relatos dos estudantes envolvidos no Grupo de Pesquisa "Práticas discursivas na produção de identidades sociais: Fatores humanos, organizações, trabalho, tecnologia e sociedade", no contexto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Foi possível compreender que, ao propiciar o desenvolvimento de discussões e pesquisas em um grupo com estudantes de variados níveis de educação, proporciona-se o desenvolvimento de potenciais a partir da orientação e colaboração com colegas ou companheiros mais experientes ("Zona de Desenvolvimento Proximal"). O desenvolvimento de habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica pode despertar a vocação científica de jovens talentos, possibilitando um processo de autodescoberta sobre suas áreas de interesse. Percebeu-se ainda que o contexto de ensino remoto, adotado em função da pandemia de Covid-19, trouxe ganhos às atividades desenvolvidas e saberes aprendidos, ao ampliar as relações entre os estudantes de ensino médio técnico e os demais participantes do Grupo, aproximando docentes e discentes de diferentes campi do Cefet-RJ. Mesmo diante de contextos desafiadores, as inovações são possíveis quando o foco não está nas tecnologias, mas sim nas relações estabelecidas entre as pessoas.

Engenharia de Produção; Educação em Engenharia; Ensino Médio-Técnico; Iniciação Científica; Zona de Desenvolvimento Proximal
Voltar