COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[243] 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
A área da física-matemática apresenta uma vasta quantidade de modelos teóricos correlacionados aos fenômenos físicos presentes na engenharia. Diversos fenômenos apresentam características particulares e complexidades, que tornam a solução mais sofisticada e exigente. Desta forma, os discentes devem ser capazes de compreender o funcionamento do sistema metodológico do processo de modelagem de engenharia. Este artigo concentra-se na elaboração de um estudo teórico, com base em uma ótica de ensino-aprendizado, acerca do processo de modelagem física-matemática de problemas engenharia. Utiliza-se um caso-teste para exemplificar o processo de solução e as hipóteses simplificadoras utilizadas. Com base nas análises e discussões desenvolvidas ao longo do trabalho pode-se concluir alguns pontos acerca da importância dos aspectos teóricos do processo de modelagem correlacionado ao ensino em cursos de engenharia.
modelagem, física-matemática, ensino, engenharia