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ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL: PROPOSTA DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO MÓDULO DE ELASTICIDADE E DIMENSIONAMENTO DE VIGA;

ELIEDSON RAFAEL DE CARVALHO, JULIANA LIRA BRITO, DACKYSON KELWYN DE SOUZA LOPES HOLANDA, JO?O VITOR PAIX?O SILVA, ELIANA QUEIROZ DE CASTRO;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na atividade aplicada na turma de Mecânica dos Sólidos III do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, utilizando conceitos da Aprendizagem Baseada em Projeto - ABP como alternativa metodológica durante o ensino remoto emergencial. De maneira geral, os procedimentos metodológicos da Atividade de ABP podem ser divididos em quatro etapas: delimitação da situação problema, protótipo didático de experimento do módulo de elasticidade, projeto da viga e análise de tensões. Inicialmente, os estudantes receberam a proposta da atividade que consiste no dimensionamento da viga de suporte para uma placa a partir do material de um objeto escolhido que neste caso foi uma régua polimérica comum. Além disso, os estudantes adotaram as dimensões e material da placa. A partir da régua, os estudantes construíram o protótipo didático para realização de experimento para determinação do módulo de elasticidade do material, utilizando os conceitos de mecânica dos sólidos trabalhados durante a disciplina. Com base no valor médio do módulo de elasticidade do material e os dados adotados, foi possível dimensionar a viga de suporte placa e, em seguida, elaborar o projeto. A partir dos parâmetros de projeto, foi realizada a análise de tensões na viga. De modo geral, os resultados da Atividade, enquanto proposta metodológica, podem ser considerados satisfatórios, pois os estudantes conseguiram resolver a situação problema proposta, elaborar o projeto e analisar a viga, relacionando teoria e prática.

Aprendizagem baseada em projeto. Mecânica dos sólidos. Viga.
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