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ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL: PROPOSTA DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO MÓDULO DE ELASTICIDADE E DIMENSIONAMENTO DE VIGA;
ELIEDSON RAFAEL DE CARVALHO, JULIANA LIRA BRITO, DACKYSON KELWYN DE SOUZA LOPES HOLANDA, JO?O VITOR PAIX?O SILVA, ELIANA QUEIROZ DE CASTRO;
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na atividade aplicada na turma de Mecânica dos Sólidos III do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, utilizando conceitos da Aprendizagem Baseada em Projeto - ABP como alternativa metodológica durante o ensino remoto emergencial. De maneira geral, os procedimentos metodológicos da Atividade de ABP podem ser divididos em quatro etapas: delimitação da situação problema, protótipo didático de experimento do módulo de elasticidade, projeto da viga e análise de tensões. Inicialmente, os estudantes receberam a proposta da atividade que consiste no dimensionamento da viga de suporte para uma placa a partir do material de um objeto escolhido que neste caso foi uma régua polimérica comum. Além disso, os estudantes adotaram as dimensões e material da placa. A partir da régua, os estudantes construíram o protótipo didático para realização de experimento para determinação do módulo de elasticidade do material, utilizando os conceitos de mecânica dos sólidos trabalhados durante a disciplina. Com base no valor médio do módulo de elasticidade do material e os dados adotados, foi possível dimensionar a viga de suporte placa e, em seguida, elaborar o projeto. A partir dos parâmetros de projeto, foi realizada a análise de tensões na viga. De modo geral, os resultados da Atividade, enquanto proposta metodológica, podem ser considerados satisfatórios, pois os estudantes conseguiram resolver a situação problema proposta, elaborar o projeto e analisar a viga, relacionando teoria e prática.
Aprendizagem baseada em projeto. Mecânica dos sólidos. Viga.