Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3545

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO FISHBOWL COMO ESTRATÉGIA DE DISCUSSÃO E APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO PRESENCIAL E ON-LINE;

Flávio Yukio Watanabe, Ana Carolina Sartorato Beleza, Andrea Aparecida Contini, Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi, Armando Ítalo Sette Antonialli, Ester Almeida Helmer, Flávia Gomes Pileggi Gonçalves, Karina Gramani Say, Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação superior não são exatamente uma novidade, mas sua valorização e consolidação em cursos de engenharia é algo relativamente recente, especialmente no Brasil. Sua eficácia em relação a estratégias consolidadas e tradicionais como aulas expositivas e de laboratório é sempre uma preocupação, mas estudos indicam que as estratégias de aprendizagem ativa podem trazer benefícios, por exemplo, desempenho acadêmico mais elevado e promoção da aprendizagem significativa. Dentre as diferentes estratégias ativas, o Fishbowl (ou Aquário em português) é uma estratégia diferenciada de discussão que promove a escuta ativa, participação organizada e debate de ideias ou pontos de vista distintos. O formato básico de uma sessão de Fishbowl é o de cadeiras organizadas em círculos concêntricos, sendo que a discussão se concentra no círculo interno, o aquário, mas que pode ser acessado de forma ordenada pelos outros participantes dos círculos externos, dando a oportunidade de todos contribuírem com a discussão. Na engenharia, pode ser utilizado para discutir projetos, situações-problema, ou temas de caráter mais geral como questões ambientais, relações étnico-raciais, direitos humanos e desenho universal. Embora o Fishbowl tenha sido concebido para ocorrer de forma presencial, existem alternativas que possibilitam sua implantação de forma semipresencial ou de forma totalmente remota, por meio de ambientes virtuais de comunicação e interação. Além das vantagens enquanto estratégia de discussão e aprendizagem, o Fishbowl potencializa o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e estimula o incremento de habilidades, comportamentos e atitudes essenciais ao bom exercício profissional dos futuros engenheiros.

Metodologias ativas. Aquário. Debate. Brainstorming. Dinâmica de grupo.
Voltar