3538
Estudo da implementação de discussões de atualidades e sua influência em um grupo PET;
HIAGO FERNANDES OLIVEIRA PEREIRA, LARISSA SILVA BARBOSA, PEDRO HENRIQUE MAIA ZANDONADI, ANA MARTA SOUZA;
COBENGE21
[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências
[238] 02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências
Em um cenário de um mercado de trabalho competitivo, muitas vezes é esperado que os participantes do processo seletivo demonstrem domínio de certas habilidades pessoais, como capacidade de trabalhar em grupo, saber se expressar em um grupo de pessoas, saber lidar com opiniões diferentes, entre outras. Essas habilidades, denominadas soft skills, tornaram-se um ponto chave diferencial na graduação dos estudantes de engenharia. Portanto, os membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia Mecânica (PETMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) buscaram contribuir para o aprimoramento destas habilidades com a realização de duas atividades, nomeadas como Papo PET e Conversação, as quais consistem na realização de debates alternados em português e um idioma de língua estrangeira. Sendo assim, no presente artigo visou-se estudar a influência e o impacto dessas atividades no desenvolvimento pessoal de membros atuais e de ex-membros do grupo PETMEC. Foi elaborado um formulário para os entrevistados questionando a opinião destes quanto à contribuição das referidas atividades em suas habilidades pessoais e à importância dada às soft skills no mercado de trabalho e na graduação. Analisando as 26 respostas ao formulário, pode-se concluir que as atividades em questão são de grande relevância para o desenvolvimento das soft skills dos membros do PETMEC, indo de encontro com a importância que estes atribuem às soft skills no mercado de trabalho. Além disso, o Papo PET e a Conversação são eventos aliados à uma formação mais ampla, contribuindo com uma capacitação além das habilidades puramente técnicas de engenharia.
soft skills, mercado de trabalho, aperfeiçoamento, debate, PET