Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3537

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPROPOSTA DE MELHORIAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DE UMA APLICAÇÃO DE UM FRAMEWORK DE GESTÃO DO CONHECIMENTO;

Jose Belo Torres;

COBENGE21

[74] 10. Formação e capacitação docente

[275] 10.3. Iniciativas inovadoras de formação

Os professores dos cursos de engenharia, basicamente, ensinam como os seus antigos professores. Normalmente, têm poucos conhecimentos pedagógicos e uma formação inadequada na área para suprir suas deficiências. O princípio de uma mudança no Processo de Ensino-Aprendizagem parte da crença em que é o aluno e não o professor o protagonista desse processo. Essa consciência é de fundamental importância para os professores buscarem novas formas de conduzir suas disciplinas. Diante desse contexto complexo, observa-se a inovação e a criatividade como fatores de melhorias nos cursos de engenharia. O mundo vive a era do conhecimento e a gestão do conhecimento é uma área importante na inovação e na criatividade das organizações por meio de seus modelos. Esses modelos de gestão do conhecimento são uma representação simplificada da realidade, mas, podem ser mais abrangentes com a incorporação de um framework. Este framework é constituído do modelo genérico de GC adaptado, do ba, das questões, conceitos e ações sobre o objeto de estudo, do produto/processo desenvolvido, dos ativos de conhecimentos e da sistemática do uso desses elementos. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral aplicar um framework de gestão do conhecimento com o intuito de obter melhorias nos cursos de graduação de engenharia. Um dos resultados obtidos foi à criação de uma linha de pesquisa para os cursos de pós-graduação chamada de Engenharia na Educação, se somando ao termo Educação na Engenharia.

Ensino-aprendizagem. Framework. Gestão do conhecimento. Modelo SECI
Voltar