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USANDO O CELULAR NO LABORATÓRIO DE FÍSICA: MEDIDAS DE INTENSIDADE DA RADIAÇÃO DE LÂMPADAS;
JESSICA FLEURY CURADO, ELIANE F CHINAGLIA, SUELI HATSUMI MASUNAGA;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[244] 03.4. Estratégias para a sala de aula híbrida
Com o objetivo dar continuidade às práticas experimentais mesmo no contexto de aulas virtualizadas, propomos uma atividade para a verificação da dependência da intensidade de uma fonte luminosa com a distância. Esse estudo foi conduzido pelos alunos com a utilização de lâmpadas disponíveis em suas casas e celulares com os aplicativos Phyphox e Lux Light Meter gratuitos. Nenhum roteiro pré-definido foi fornecido aos alunos, de forma a propiciar a sua autonomia em todas as etapas do processo - desde a escolha dos materiais para a montagem experimental até a análise de dados. Essa metodologia tem o potencial de proporcionar momentos de reflexão crítica sobre os aspectos experimentais adotados e sobre os limites de aplicabilidade dos modelos teóricos, contribuindo para a compreensão dos fenômenos estudados. Essas reflexões foram facilitadas com a apresentação de resultados preliminares pelos estudantes em uma aula síncrona, seguida de discussão com o professor. Após a aula de discussão, os alunos puderam adequar e corrigir aspectos experimentais e de análise de dados antes de finalizar o relatório final, o que mostrou um passo importante no desenvolvimento dos objetivos educacionais. Assim, foi possível inserir atividades experimentais de forma a proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento de competências e habilidades envolvendo resolução de problemas experimentais e trabalhos em grupo mesmo no ambiente virtual de aprendizagem.
Radiação. Lei do inverso do quadrado. Prática experimental em aulas virtuais.