3532
O DESPERTAR DA AUTOMOTIVAÇÃO NOS ESTUDANTES POR MEIO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM FOCO NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;
RAFAEL AMARAL SHAYANI;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[243] 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
A adoção de uma educação mais centrada no estudante requer técnicas de motivação, para que seja feita a transição entre a aula expositiva, com o professor como a fonte do conhecimento, e as aulas em que o aluno é o protagonista de seu próprio aprendizado. Empoderar o aluno a promover a melhora do mundo a partir do conhecimento técnico de engenharia é uma forma efetiva de automotivação. A utilização de aprendizagem baseada em projetos, em que os estudantes tenham a liberdade para escolher o seu próprio projeto, desde que relacionados ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os insere em um esforço mundial de metas nobres, os quais passam a enxergar a importância das disciplinas de engenharia para melhorar o mundo, motivando-os aos estudos. Essa técnica foi aplicada, de forma experimental, em duas turmas da disciplina de conceitos básicos de eletricidade, onde todos os estudantes relataram que essa metodologia os auxiliou a desenvolver diversas competências de engenharia previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Aprendizagem baseada em projetos; Educação centrada no aluno; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.