Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3529

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA E IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO REMOTO DE DISCIPLINAS DE AUTOMAÇÃO DA MANUFATURA PARA ENSINO REMOTO EMERGENCIAL;

ALBERTO JOSE ALVARES;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia do Corona Vírus de disciplinas na área de Automação da Manufatura e Automação de Processos, sendo disciplinas de quatro créditos, dois teóricos e dois práticos. As aulas práticas, antes presenciais, foram remodeladas para serem ministradas na modalidade remota, com atividades síncronas e assíncronas. A metodologia foi dividida em duas fases. Na fase 2, disciplinas que estão sendo ministradas pela segunda vez, já passaram pela fase 1, tem todo o conteúdo das aulas teóricas gravadas e disponibilizadas na modalidade de aulas assíncronas. Desta forma, as disciplinas usam as aulas síncronas virtuais para atividades de discussão do conteúdo, perguntas, resolução de exercícios, entre outras atividades, com valorização dos encontros síncronos, adotando assim o conceito de Aula Invertida, onde as aulas gravadas do semestre anterior são disponibilizadas com alguns dias de antecedência do encontro/aula síncrona. Utiliza-se o conceito de Tele-Laboratórios/Web Laboratórios/Laboratórios Remotos/Laboratórios Ciber-físicos para ministrar as aulas práticas. A metodologia de ensino/aprendizagem é baseada na Filosofia/Teoria Construtivista, com uso da aprendizagem baseada em problemas e projetos, sem utilizar avaliação baseada em provas e sim em trabalhos.

Aula síncrona. Aula assíncrona. Ensino Remoto Emergencial (ERE). Teoria Construtivista. Aula Ciber-física.
Voltar