3528
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL E A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS CIVIS PREPARADOS PARA O FUTURO MERCADO DE TRABALHO;
LEONARDO MEIGUEL, CRISTIANE SANTANA MONTEIRO DOS SANTOS, ELVIDIO GAVASSONI NETO, JO?O ANTONIO COMINE DA SILVA, GUILHERME CONDE DIAS;
COBENGE21
[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências
[238] 02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências
A quarta revolução industrial trouxe à sociedade a necessidade de compreensão das novas tecnologias, o aperfeiçoamento de habilidades não técnicas e suas aplicações no mercado de trabalho. Os engenheiros civis entram nesse perfil de profissional, pois trabalham com a resolução de problemas práticos complexos, seus trabalhos exigem habilidades sociocomportamentais e a utilização de novas tecnologias visando a produtividade e consciência ambiental. A Universidade Federal do Paraná, a mais de 37 anos possui o Programa de Educação Tutorial (PET) em Engenharia Civil, o qual é um programa de educação pioneiro instituído pelo MEC que busca integrar ações inovadoras articulando a tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão. O PET nessa articulação desenvolve atividades exercendo trabalho colaborativo, horizontalidade, desenvolve a organização interna e realiza planejamentos, tudo isso sob orientação de um professor tutor. Com a finalidade de analisar quanto as atividades realizadas pelo grupo PET colabora na formação de engenheiros civis, foi realizado um estudo das atividades do grupo no período 2013-2021 tendo como base um trabalho dos países da União Europeia que lista 59 habilidades relevantes aos engenheiros civis. Constata-se que o grupo em suas atividades exercitou 85% das habilidades mencionadas, confirmando a importância do caráter do programa de educação tutorial na formação de engenheiros civis.
Indústria 4.0, construção civil, habilidades futuras.