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PLAUSIBILIDADE E MÉTODO INDUTIVO NO USO DO PROJECT BASED LEARNING EM CURSOS DE ENGENHARIA;
GUILHERME NAMI BORTOLOZI, OCTAVIO MATTASOGLIO NETO;
O objetivo deste trabalho é identificar os elementos que permitem estabelecer uma relação entre a plausibilidade e os princípios do Project based Learning para professores de cursos de engenharia. A plausibilidade é uma das etapas para a aceitação de um determinado modelo de ensino e determina se os princípios desse modelo estão alinhados com as concepções que os professores têm sobre a aprendizagem dos estudantes. Sem esse alinhamento pode haver uma ação docente que não leve a uma efetiva prática dos princípios e etapas da estratégia de ensino, tornando-a menos efetiva para promover a aprendizagem. A plausibilidade emerge do modelo de mudança conceitual que tem a epistemologia e o construtivismo como referência. Outro elemento que será considerado como mediador da aprendizagem é o método indutivo, que considera que a experiência prática deve ser um dos pilares da aprendizagem em cursos de engenharia, pela característica dos objetos de aprendizagem dessa área de conhecimento. O trabalho é puramente bibliográfico e tem como meta, identificar dentro dos referenciais adotados quais questões permitem identificar a plausibilidade do PBL, visando uma futura pesquisa com levantamento de dados junto a professores de cursos de engenharia. Como resultado, chegou-se a um conjunto de questões para essa pesquisa. O trabalho constitui-se num ensaio relacionando três grandes elementos: o PBL, o modelo de mudança conceitual e a aprendizagem por indução.
Modelo de mudança conceitual. Project Based Learning. Plausibilidade. Formação de professores. Método indutivo.