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USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O APRENDIZADO DO FUNCIONAMENTO DE VÁLVULAS PNEUMÁTICAS;
EVELYN MELISSA SERINO MONTEIRO, LUCIANA LIMA MONTEIRO, JOS? ANGELO PEIXOTO DA COSTA;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A pneumática faz uso do ar comprimido para realização de processos e o seu crescimento no meio industrial é evidente e fundamental, à medida que os trabalhos são automatizados na era digital. A partir disso, torna-se clara a necessidade de formação de bons profissionais e acadêmicos preparados para lidar com as necessidades do mercado de trabalho. Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem está passando por grandes transformações e um dos desafios na Engenharia é fazer com que os alunos tenham dimensão das problemáticas apresentadas em forma de cálculos e sintam-se motivados para resolver dificuldades reais, diante disso, essa pesquisa teve a finalidade de mostrar a Simulação Computacional Fluidodinâmica como alternativa para o aprendizado sobre o funcionamento de componentes de circuitos pneumáticos. Essa ferramenta CAE auxilia com fenômenos de transporte de fluidos e, apesar de ser utilizada para projetos na área de engenharia, pode atuar como meio didático tecnologicamente atualizado para melhorar o aprendizado. O método utilizado foi a simulação de uma válvula pneumática que seguiu as etapas de modelagem da estrutura interna, geração de malha, definição de parâmetros físicos envolvidos e análise dos resultados. Os valores numéricos se mostraram coerentes com a visualização prática e com artigos como os de Blaslak, Laskl e Takosoglu (2014) e Withehead, Slaouti e Taylor (2007), além disso, a simulação proporcionou aprendizado, entendimento prático, correção de erros e, principalmente, autonomia.
Pneumática, Tecnologia, Simulação, Ensino