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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO: O OLHAR DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE;

Clarissa Perruci Farias, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Arthur Wanderley Ferreira Dos Santos, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[247] 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem

Este artigo versa sobre uma pesquisa vivenciada numa escola de Ensino Superior de Engenharia, em Pernambuco. Objetiva avaliar a prática pedagógica docente vivenciada durante o Período Letivo Suplementar (agosto-novembro de 2020), durante o qual tornaram-se necessárias mudanças significativa, como a transição do ensino presencial para o ensino remoto. Para a realização da ação denominada Avaliação da Prática Pedagógica Docente, a Comissão Setorial de Avaliação juntamente com Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo (NAPSI) dedicaram-se a analisar 220 respostas obtidas através de um questionário online aplicado por meio da plataforma Google Forms. Foram identificados temas relacionados à metodologia das aulas; ao planejamento e organização dos encontros remotos; à coerência entre as práticas de avaliação da aprendizagem e os conteúdos apresentado; à familiaridade com o uso de ferramentas utilizadas; e à adaptação ao estilo de aulas remotas. A análise mostrou que tanto as ações relacionadas à prática docente quanto à adaptação dos discentes foram avaliadas de maneira positiva, dado expressado pela maioria dos respondentes satisfeitos com a metodologia desenvolvida durante o período. A partir dos resultados identificados é possível concluir que pesquisas de acompanhamento da prática pedagógica docente são necessárias quando compreendidas como oportunidade de investigar a qualidade da realidade avaliada, de forma que seja possível o redirecionamento da ação pedagógica em favor da aprendizagem efetiva do aluno.

Avaliação de estudantes, Período remoto, Prática docente, Investigação de qualidade
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