3522
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BALANÇO DE MASSA E ENERGIA: UM ESTUDO DE CASO EM TEMPOS DE PANDEMIA;
K?TIA SIMONE TEIXEIRA DA SILVA DE LA SALLES, WENDELL FERREIRA DE LA SALLES;
Este trabalho relata a experiência da aplicação da aprendizagem baseada em projetos na disciplina de balanço de massa e energia ministrada aos alunos dos cursos de graduação em Química Industrial e Engenharia Química de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Maranhão. Trata-se de uma atividade construtivista, produção de mapa mental e vídeos, para substituir a tradicional resolução de lista de exercícios. O intuito da intervenção pedagógica foi de executar uma estratégia capaz de proporcionar certa flexibilidade no processo de ensino e aprendizagem na área tecnológica. Para seu desenvolvimento, a turma foi dividida em cinco grupos de quatro, o que propiciou a capacidade de interagir, compartilhar ideias, conhecimento e dúvidas, além de despertar a criatividade e a socialização. Como resultado, foi possível observar que a produção de mapa mental e dos vídeos se transfigurou num instrumento estimulante da aprendizagem, favorecendo a participação ativa dos estudantes na construção do seu conhecimento. A estratégia pedagógica aqui apresentada foi realizada durante o segundo semestre do ano de 2020, de forma remota, onde docentes e estudantes tiveram que se reinventar para aprender e ensinar, buscando novas metodologias e estratégias de ensino. A reação dos estudantes diante dessa estratégia, que foge ao ensino tradicional, foi extremamente positiva, demonstrando a importância do uso de diferentes formas de ensinar e aprender.
Mapa mental. Vídeos. Balanço de Massa e Energia. Metodologia Baseada em Projeto