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Artigo


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AÇÕES DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA COMO FORMA DE MINIMIZAR A EVASÃO DAS MULHERES NOS CURSOS DE STEM;

Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles, Wendell Ferreira de La Salles, MARIA DE FATIMA SANTOS, Paulo Rogerio de Almeida Ribeiro, Maira Silva Ferreira;

COBENGE21

[76] 12. Relação Universidades/Cursos com Empresas

[286] 12.3. Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes

O presente trabalho tem como objetivo minimizar a evasão e consequentemente ampliar a permanência das mulheres nos cursos de graduação das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering and mathematics - STEM) de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Maranhão por meio de ações de interação universidade-empresa. A aproximação das alunas ao mercado de trabalho do setor industrial possibilita uma percepção da articulação entre a prática de ensino e a realidade do mundo do trabalho, proporcionando o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre o universo corporativo. Atividades como minicursos de capacitação, mesas redondas, visitas técnicas e rodas de conversa, são parte das estratégias para minimizar a evasão das alunas nessas áreas. As atividades foram desenvolvidas localmente e são parte integrante das ações do projeto de extensão Sarminina Cientistas, sob a ótica da permanência de mulheres nos cursos em STEM Os resultados alcançados demonstraram um avanço significativo na motivação, formação e capacitação das alunas, ratificando a necessidade de se implantar alternativas de aprendizagem que estimulem a fixação das estudantes, minimizando a evasão no ensino superior.

Evasão. Mulheres. STEM. Interação universidade-empresa. Sarminina Cientistas.
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