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Diversidade de Gênero e Evasão Universitária nos Cursos de Engenharia;
TIFANE DE PAULA CARVALHO, ANA MARTA SOUZA, LIGIA CAROLINA OLIVEIRA SILVA;
COBENGE21
[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
[257] 06.3. Retenção e evasão
O presente estudo busca entender e quantificar o fenômeno da evasão em instituições do ensino superior, mais especificamente, das diferenças entre a evasão de mulheres e de homens nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia, através da validação da hipótese de que as mulheres apresentam maiores taxas de evasão em cursos de Engenharia, levando em consideração a diversidade do fator humano e as dificuldades enfrentadas por mulheres que optam em seguir carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Os dados foram coletados a partir de relatórios estatísticos da Instituição de Ensino para os cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia entre os anos de 2010 a 2019. Os resultados obtidos a partir de análises qualitativas dos dados apontam uma maior evasão de discentes do sexo feminino. Enquanto apenas 24,17% dos homens matriculados nos três cursos evadiram, 29,65% das mulheres o fizeram.
Evasão. STEM. Engenharia. Gênero.