3515
AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA NAS ATIVIDADES DE MONITORIA PARTICIPATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA.;
M?RIO S?RGIO OLIVEIRA C?SAR FILHO, LEONARDO MELO BEZERRA, ALEXANDRE MIRANDA MONT?ALVERNE;
COBENGE21
[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)
[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)
Os cursos de engenharia, que transcorriam no formato presencial, viram-se diante de uma nova realidade em 2020. Com a pandemia do novo Coronavírus, todos os cursos foram forçados a migrar, emergencialmente, para o formato a distância, com isso, a metodologia de ensino, antes no formato presencial, teve que ser adaptada. A utilização de ferramentas de comunicação "on-line" foi o primeiro desafio imposto tanto a discentes quanto a docentes, e a busca por um melhor entendimento e utilização eficiente dessas ferramentas na construção do conhecimento dos alunos de engenharia através das atividades de monitoria é o motivo deste trabalho. Sabendo que no ensino remoto, a interação entre os participantes é menos intensa, a metodologia ativa baseada na aprendizagem por problematização, com o auxilio de ferramentas de comunicação, foi experimentada na tentativa de manter o aluno desejoso de construir o seu conhecimento. Observou-se que os estudantes demonstraram satisfação pela comunicação rápida e informal fornecida pelos aplicativos de comunicação. Mesmo com o conteúdo sendo apresentado pelo professor antes da distribuição de atividades aos alunos, e com o monitor disponível a quase qualquer momento via aplicativo, alguns alunos ainda sentiram dificuldades no desenvolvimento individual do que foi proposto. Houve a sugestão da produção de vídeos explicativos e de um maior uso de algoritmos computacionais na solução de problemas. Por fim, com a consolidação da disciplina, percebeu-se que as notas dos alunos com maior participação foram significativamente superiores às do restante da turma, demonstrando um resultado positivo da aplicação da metodologia proposta.
Monitoria. Ensino de engenharia. Ferramentas de ensino a distância. Pandemia.