Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3514

APLICANDO O STORYTELLING NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA;

Loham Santos da Silva, Otacílio José Pereira, Filipe Arantes Fernandes;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre a utilização do Storytelling na disciplina de Sistemas Operacionais de uma turma de um curso profissionalizante técnico de informática de um Instituto Federal de Educação. Foi realizada uma revisão de literatura, na qual observou-se a importância da utilização dessa metodologia no ensino profissionalizante, bem como os seus benefícios. Foi proposto um método que utilizava o Storytelling na disciplina em 4 etapas: (1) definição dos personagens e contexto, (2) criação da história, (3) condução do Storytelling e (4) avaliação dos alunos. As fases 01 e 02 foram contempladas, onde os personagens, o contexto e a história foram criados em um contexto real de um caso profissional. Na fase 03, a metodologia foi executada com os alunos da turma e observou-se na fase 04 que a maioria dos alunos indicaram que estariam aptos a tomar decisões de cunho técnico dado um cenário real de aplicação e que a experiência contribuiu de alguma forma para a sua carreira profissional.

Storytelling. Educação Profissional. Sistemas Operacionais. Relato de experiência.
Voltar