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Artigo


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ANÁLISE DAS ABORDAGENS E DIDÁTICA UTILIZADAS NO ENSINO À DISTÂNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA DA POLI/UPE;

Arthur Moura de Arruda, JOSÉ ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI, Eduardo Couto Dinarte, João Carlos Batista de Oliveira, Matheus de Amorim Barros;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O curso de matemática básica foi criado com o intuito de nivelar o conhecimento matemático dos estudantes ingressantes, a fim de diminuir os índices de evasão existentes nos cursos de engenharia. Devido à pandemia do novo coronavírus, foi preciso adaptá-lo à nova realidade. Estratégias foram tomadas para manter o curso ativo, utilizando-se da modalidade remota com auxílio das plataformas digitais Youtube, Google Classroom e Google Meet, o projeto foi executado. As aulas foram ministradas por um grupo de estudantes veteranos. No formato assíncrono, foi trabalhado o ensino de conteúdo, através de vídeos publicados no YouTube e, na sua forma síncrona, foram reservados horários, previamente marcados pelos monitores, para encontros pelo Google Meet, para esclarecimento de dúvidas. Uma pesquisa foi realizada ao término do curso com o intuito de avaliar essa primeira edição remota do projeto, a fim de se criar parâmetros de referência para manutenção das práticas adotadas e modificar/otimizar aspectos que apresentarem índices menos satisfatórios. A pesquisa foi feita mediante um formulário do Google Forms, com uma escala crescente de 1 a 10, em seu conceito avaliativo, variando entre sem importância a muito importante, respectivamente. Contudo, seus resultados foram satisfatórios, visto que, em média estavam acima de 90% de índices positivos em sua totalidade. O objetivo do curso foi alcançado nesse novo formato, que poderá ser mantido ou unido ao presencial em edições futuras.

EAD. Engenharia. Dificuldades. Estudantes.
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