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Artigo


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ESTUDO PARA VALIDAÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE ENEGNHARIA CIVIL DA UNIFEI;

Adinele Gomes Guimarães, André Luiz Vivan, Daniele Ornaghi Sant Anna, FERNANDO DAS GRAÇAS BRAGA DA SILVA, Josiane Palma Lima, Marcia Viana Lisboa Martins, Maria Rachel de Araújo Russo, Nívea Adriana Dias Pons, Paulo Cesar Gonçalves, Valquíria claret dos Santos;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[238] 02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências

O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi proposto no programa REUNI e teve seu início em 2011. Em 2019, motivados pelas discussões e alteração nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Engenharia, o Núcleo Docente Estruturante da Engenharia Civil (NDE-ECI), iniciou o processo de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O ponto de partida foi as discussões sobre o perfil do egresso, culminando na definição das competências que pretendem ser desenvolvidas aos alunos durante sua formação na universidade. O NDE-ECI propôs que o egresso deveria ser habilitado a atuar nos cinco campos do conhecimento da Engenharia Civil, sendo eles: Construção Civil; Estruturas; Geotecnia, Hidrotecnia e Transportes. Assim ficaram estabelecidas 14 competências, sendo as oito primeiras as competências gerais das DCNs, estabelecidas no Art 4° da Resolução CNE/CES N° 2 de 24 de abril de 2019 e as outras seis definidas pelo NDE-ECI, sendo uma para cada das áreas de atuação profissional e uma para a concepção original do curso, de formação de profissional com foco em tecnologias modernas e preocupado com as questões ambientais. Com o objetivo de validar o perfil do egresso proposto pelo NDE, foi aplicado um questionário com os egressos do curso. No questionário os egressos da Engenharia Civil opinaram, em uma escala de 1 (pior) a 5 (melhor), sobre as grandes áreas de conhecimentos básicos e específicos, avaliando a formação que receberam durante o curso e a importância delas na atuação que desempenham profissionalmente. Os resultados demostraram que a maioria das áreas está satisfatória em termos da capacitação e é importante para o mercado de trabalho. O levantamento realizado corrobora com as competências específicas propostas pelo NDE-ECI, visto que as áreas de maior pontuação estão relacionadas com os campos indicados nelas. Conclui-se que o perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia Civil da Unifei foi definido com base nos campos de exercício profissional, na atuação dos egressos, nas demandas de mercado e nas discussões com os professores.

egresso, projeto pedagógico, construção civil, estruturas, geotecnia, hidrotecnia, transportes, sustentabilidade
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