Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3510

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPOTENCIALIDADES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I EM TEMPOS DE PANDEMIA;

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Sônia Elisa Marchi Gonzatti;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

Este artigo traz uma investigação realizada com 34 estudantes matriculados na disciplina de Cálculo I, no semestre B de 2020. O objetivo foi analisar dificuldades, potencialidades e sugestões destacadas pelos estudantes em relação ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Cálculo I. Para obter estas informações foi disponibilizado, inicialmente, um questionário contendo perguntas abertas sobre aulas virtualizadas na disciplina de Cálculo I. Ao final do semestre, uma questão, mais ampla, foi novamente encaminhada contemplando aspectos similares. As respostas de ambos os instrumentos foram analisadas imbricando-os com referenciais teóricos. Como resultados, os estudantes citam a organização tempo/espaço e a falta de base matemática como aspectos que dificultam a aprendizagem de alguns conteúdos. Como potencialidades destacam a não necessidade de deslocamento até a instituição, o uso do quadro, exercícios detalhados, gravações das explicações pelo google meet. No final do semestre todos destacaram que ocorreu entendimento em relação aos conteúdos de Cálculo I, entretanto para isso ocorrer houve necessidade do professor usar diferentes meios, em especial aqueles que fomentam a interação do estudante. E, o estudante precisa manter o foco, concentração e participar ativamente das atividades propostas.

Aulas virtualizadas. Cálculo I. Dificuldades e potencialidades.
Voltar