Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3509

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMROBÓTICA COMO METODOLOGIA DE APOIO À DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA;

Débora Porto Barbosa, Marcos Maciel Peres, Marco Aurelio de Souza Birchal;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Apresenta-se uma metodologia de apoio ao ensino, a ser empregada em disciplinas de Introdução à Engenharia e afins, que se utiliza de elementos de robótica e propõe o desenvolvimento tanto de um protótipo físico quanto virtual. Aproveita o conceito de gêmeos virtuais para introduzir o aluno à engenharia, buscando, de acordo com as atuais DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) do Curso de Graduação em Engenharia, desenvolver competências esperadas de um engenheiro, tanto de soft skills quanto de hard skills. Para tanto, propõe, através de uma série de atividades de aprendizagem, explorar aspectos teóricos e práticos da construção de um protótipo robótico e de seu similar virtual, com auxilio de softwares livres.

Metodologia. Robótica. Introdução à Engenharia. TBL.
Voltar