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ORIENTAÇÃO ACADÊMICA E A PANDEMIA DA COVID-19;
TAIS MARIA SOUZA RIBEIRO, BRUNA FERNANDES DE SOUZA, ANDR? MARTINS FERREIRA, VINICIUS GUIMAR?ES SOARES, CARLOS ALBERTO PEREIRA;
COBENGE21
[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
[257] 06.3. Retenção e evasão
O presente artigo apresenta as adaptações feitas pela Orientação Acadêmica do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais (OAEM UFOP-MG), ao longo do ano de 2020, para a garantia do desenvolvimento do projeto em tempos de pandemia da Covid--19. Tendo a missão de possibilitar a inserção dos alunos no ambiente acadêmico da cidade de Ouro Preto e, principalmente, reduzir o índice de evasão, o projeto ocorreu de forma remota explorando as diversas possibilidades oferecidas pela internet. Conteúdos em vídeo, palestras online sobre o curso e assuntos correlatos à área da Engenharia de Minas, quizzes e dinâmicas de grupo estiveram entre as atividades desenvolvidas com 30 novos alunos do curso. Alguns dos resultados alcançados foram o feedback positivo dos orientandos e a constatação de departamentos dentro da UFOP e de outras instituições da relevância de um grupo de apoio voltado para novos discentes. A despeito da inviabilidade dos encontros presenciais, atendendo às medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o projeto expandiu sua atuação e contribuiu para a permanência dos alunos no curso. Dados divulgados pela UFOP indicam que a taxa de evasão do curso registrou queda em 2020 na comparação com 2019, ano de atividade presenciais regulares. Com isso, verifica-se a relevância do projeto para o fortalecimento da maior missão de uma universidade: formar profissionais e cidadãos.
Orientação Acadêmica. Engenharia de Minas. Adaptação. Covid-19. Projeto de ensino.