Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3504

APRENDIZAGEM ATIVA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA CÁLCULO DA FATURA MENSAL DE ENERGIA ELÉTRICA;

Laura Lisiane Callai dos Santos, Thales Loebens, Celso Becker Tischer, Matheus Dottes Binttencourt;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

A aprendizagem ativa permite que o estudante tenha uma intervenção ativa no seu próprio processo de aprendizagem. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo que define, em termos econômicos, qual a melhor modalidade tarifária para o consumidor de Baixa Tensão aderir utilizando a Aprendizagem Baseada em Problema (PBL). A tarifa convencional possui o mesmo preço de tarifa ao longo do dia, já a Tarifa Branca possui valores diferenciados de tarifa ao longo dia, buscando diminuir o carregamento de energia no horário de ponta, onde o preço da tarifa é mais caro. Durante o dia, a tarifa branca possui três valores distintos: ponta, intermediário e fora de ponta. Os finais de semana e feriados contam com apenas um valor fixo durante todo o dia. O aplicativo foi desenvolvido no MIT App Inventor, desenvolvido para a plataforma Android se mostrando como uma ferramenta informativa e educacional que vai viabilizar a escolha do consumidor em optar pela tarifa convencional ou branca. Se observou uma aprendizagem dos conteúdos utilizados, bem como da linguagem de programação, contribuindo na formação profissional e autônoma dos alunos.

Aprendizagem Ativa. Aplicativo. Tarifa de Energia Elétrica. Aprendizagem Baseada em Problemas
Voltar