Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3502

UTILIZAÇÃO DO ENGINEERING EQUATION SOLVER (EES) COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA;

LOURIVAL DE ASSUN??O CORR?A NETO, RODRIGO MARQUES DOS SANTOS;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

O Engineering Equation Solver (EES) é um solucionador de equações não lineares, o que permite a aplicação à diversos problemas recorrentes em engenharia de forma geral. O projeto foi desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial de Engenharia Mecânica (PETMEC) da Universidade federal do Pará (UFPA) ao qual desenvolveu o planejamento do curso, sua ferramenta de exposição e as diretrizes de ocorrência mediante às condições impostas pela pandemia. O curso apresenta grande importância em termos de conhecimento específico - pois todo o básico das engenharias até algumas aplicações específicas, como a Termodinâmica em engenharia mecânica, dessa forma, a proposta do curso tem o objetivo de implementar uma nova ferramenta à carga cognitiva dos estudantes, estimulá-los com a prática de alternativa metodologia de solução dos problemas e, principalmente, motivar o desenvolvimento do conhecimento em um período com grandes restrições. As atividades foram realizadas de forma remota e avaliado de forma contínua através de práticas similares àquelas trabalhadas no ambiente de reunião. O projeto apresentou resultados bem positivos em termos de aceitação e aprovação, impactando no aumento da eficiência em algumas disciplinas, instigação acerca de mais funcionalidades do software e, sobretudo, destacou-se como um grande e satisfatório desafio à equipe do PETMEC - UFPA na gestão e execução desse projeto.

EES, Termodinâmica, Pandemia, Metodologia, Eficiência.
Voltar