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ADAPTAÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ENGENHARIA DURANTE PANDEMIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA;

Ana Cláudia Franca Gomes, Ellis Karinny Furlan, Flávia Regina Pereira Santos de Siqueira;

COBENGE21

[71] 07. Curricularização da Extensão

[262] 07.2. Programas e projetos de extensão

Todo saber científico deve ser construído pensando no seu impacto na sociedade; e uma das formas de se trabalhar esse pensamento crítico em alunos de engenharia é através da prática de extensão. Entretanto, a pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a academia. Um deles foi a necessidade de reestruturação dos projetos de extensão, uma vez que a Organização Mundial de Saúde recomendou o isolamento social para diminuir o contágio pelo vírus. Dessa forma, o presente artigo relatou as adaptações realizadas em ações do projeto de extensão em Educação, Geociências e Mineração, o evento intitulado MineraFérias, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso. As atividades realizadas na primeira edição do evento foram totalmente presenciais e incluíram uma exposição de minerais e rochas e oficinas para crianças. Na segunda edição do evento as atividades presenciais foram substituídas pela criação de um perfil no Instagram com a divulgação de conteúdo relacionado a temática central do projeto, oficinas online para crianças, live para adolescentes e disponibilização de material online na forma de um livro de colorir e uma história em quadrinhos, ambos com temas relacionados à geologia e engenharia de minas. Como resultado, foi possível manter o elo entre a instituição de ensino superior e a sociedade, através do engajamento dos graduandos em Engenharia de Minas e da participação da comunidade, mesmo de forma virtual durante o período de pandemia.

Educação. Aprendizagem ativa. Geociências e mineração. Ensino remoto. Ensino superior.
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