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DESAFIOS DOCENTES E AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA NÃO PRESENSIALIDADE.;

FABIO RAIA;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

A criatividade e a agilidade docente nesse período emergencial contaram com um auxílio fundamental, as plataformas de sistemas de aprendizagem, que foram e são responsáveis em manter o contato professor - aluno minimamente ativo. Isso manteve a escola no "ar". No entanto, deve-se ressaltar, que a qualidade e robustez dessas atividades deve-se ao setor técnico-administrativo das instituições de ensino. O presente trabalho apresenta uma coletânea e diversidade de ações tomadas por docentes, suas metodologias e técnicas para manter os conteúdos como estabelecidos em planos de ensino. A utilização de slides e compartilhamento de telas foi predominante e teve repercussão positiva entre os discentes. Os depoimentos e a coletânea de técnicas contaram com a participação de professores e alunos das áreas de ciclo básico e específico. Percebeu-se que a simplicidade do uso das técnicas sofisticadas prevaleceu durante o período de observação, que aconteceu entre 2020 até atual. O padrão síncrono foi adotado para as aulas teóricas e, quando permitido, aulas laboratoriais presenciais, caracterizando assim um ensino híbrido. Foram ouvidos 15% de docentes de um total de 130 e opiniões de 100 discentes em turmas de diferentes etapas de um mesmo curso.

Ensino híbrido, Atividades síncronas, Ensino remoto
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