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O PERFIL ACADÊMICO E DO CORPO DOCENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO;
EDSON PEDRO FERLIN;
COBENGE21
[65] 01. Projeto pedagógico e gestão de cursos
[235] 01.2. Diretrizes curriculares e legislação
Este artigo apresenta a análise do perfil acadêmico e do corpo docente dos cursos de engenharia, em especial do curso de Engenharia da Computação, que passaram pelo processo de reconhecimento. Utiliza como parâmetros de comparação a carga horária dos componentes curriculares e o perfil do corpo docente de oito cursos de Engenharia da Computação distribuídos geograficamente em todo o Brasil. A metodologia da pesquisa utilizada é o estudo de caso dos currículos dos cursos de instituições de ensino superior, privadas e públicas, e foi utilizada a abordagem quantitativa. Os resultados auferidos destacam que as cargas horárias dos currículos analisados atendem a carga horária mínima estabelecida para os cursos de engenharia e também o perfil do corpo docente atende aos requisitos exigidos. A conclusão reitera a importância da elaboração da estrutura curricular do projeto pedagógico do curso com base nas diretrizes curriculares, de modo a atender o perfil do egresso e que o corpo docente também esteja alinhado com esse perfil profissional.
Engenharia, Currículo, Diretrizes Curriculares, Corpo Docente