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EDUCA & AÇÃO!: LEVANDO A PRÁTICA AOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA CIVIL NO ENSINO REMOTO UTILIZANDO UM JOGO SÉRIO COMO METODOLOGIA ATIVA;

Daniel Alves dos Santos, Gustavo Yuji Ito, Pedro Ignácio Meneghetti Scheid, Héllica Machado Barbosa, Kaio Henrique Pires da SIlva, VIRLEY LEMOS DE SOUZA;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Habilidades gerenciais são fundamentais para absorção no mercado de trabalho, mas o acadêmico de engenharia civil tem uma carga horária fundamentalmente teórica, indo na contramão da proporção do aprendizado do engenheiro, pois 70% da suas formação vem com experiências práticas, 20% pela interação com colegas de profissão e apenas 10% de formas teóricas. Levando em consideração esse panorama, é preciso levar a prática à graduação do estudante, e as metodologias ativas são uma opção para isso. Metodologias ativas colocam o acadêmico como figura central do seu aprendizado, saindo da ideia da passividade do estudante quanto ao seu processo de aprendizagem. Existem várias metodologias ativas, mas, por já ser aplicado nas empresas, os jogos sérios são uma forma de desenvolver competências enquanto leva as estratégias do mercado de trabalho à graduação. Foi desenvolvido um jogo sério baseado no estilo role-playing game (RPG) chamado de Educa & Ação!, que é completamente adaptável às disciplinas, tanto em tema quanto em duração e aplicação. Feito inicialmente visando o ensino presencial, o Educa & Ação! foi repensado para a realidade do ensino remoto, sendo feita uma nova validação com acadêmicos de engenharia civil que já cursaram ou estão cursando a disciplina de Planejamento e Gerenciamento de Obras. Os resultados do feedback foram positivos: 100% acredita que o Educa & Ação! é uma ferramenta que contribui para sua formação, o Educa & Ação! desenvolve soft skills dos jogadores, 100% jogaria novamente e 100% se divertiu jogando.

habilidades gerenciais, soft skills, metodologia ativa, jogo sério, ensino remoto.
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