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O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CCT/UDESC: A IMPORTÂNCIA NA REFORMULAÇÃO DO PPC;

JENNIFER PERREIRA DOS SANTOS, SANDRA DENISE KRUGER ALVES, LEONARDO ROMERO MONTEIRO;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[239] 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso

Para que um curso de graduação consiga atingir os seus objetivos de desenvolvimento de competências, um currículo integrado deve ser concebido através da coletividade. Dessa forma, é imprescindível que se levantem os dados do curso no intuito de obter demandas de formação técnica e pedagógica para dar suporte ao novo currículo a ser implementado. O presente trabalho buscou investigar, sob a perspectiva do egresso, as potencialidades e fragilidades do curso de Engenharia Civil do CCT/UDESC. Para isso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso elaborou um formulário que foi aplicado aos alunos formados entre 2016/1 e 2020/1. Este formulário obteve respostas de 44% dos egressos contatados. A partir das respostas registradas foi desenvolvido um banco de dados dos egressos do curso e elaborado um painel das respostas com a finalidade de auxiliar os membros do NDE na concepção do novo PPC. Ao longo das atividades descritas nesse trabalho percebeu-se carência de informações a respeito da análise de egressos de cursos de engenharia e, portanto, conferiu relevância a pesquisa realizada.

Ensino em Engenharia. Diretrizes Curriculares Nacionais. Projeto Pedagógico de Curso. Perfil do egresso.
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