Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3482

ÁLGEBRA LINEAR NA ENGENHARIA: REFLEXÕES A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES;

JULIANA MARTINS PHILOT, BARBARA LUTAIF BIANCHINI, ELOIZA GOMES;

COBENGE21

[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia

[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Pesquisas em Educação Matemáticas apontam para a importância da Álgebra Linear em vários cursos de graduação, em especial a Engenharia. É consenso entre os pesquisadores dessa área que os estudantes apresentam dificuldades no entendimento dos conteúdos abordadas em Álgebra Linear devido ao formalismo inerente a este assunto e a falta de maturidade matemática dos alunos no momento em que essa disciplina é ministrada nos cursos. Um aspecto que está ressaltado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia é que os cursos de Engenharia não podem mais serem vistos como um conjunto de conhecimentos técnicos, ou não técnicos, isolados, isto aponta que a contextualização dos assuntos deve ser privilegiada. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é apresentar um recorde de uma pesquisa de doutorado que tem como um de seus focos elaborar situações de aprendizagem contextualizadas para o ensino de autovalor e autovetor para cursos de Engenharia. Apresenta-se a análise de um questionário respondido por professores de disciplinas específicas de cursos de Engenharia de uma Instituição de Ensino Superior, na perspectiva de entender quais os conteúdos de Álgebra Linear são mais explorados. Percebe-se que todos os entrevistados utilizam em suas aulas o objeto matemático sistemas lineares e que os assuntos mais específicos, como autovalor e autovetor estão presentes em disciplinas ministradas no final do curso.

Álgebra Linear na Engenharia, Entrevista com professores
Voltar