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A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO E AVALIAÇÃO EM ENGENHARIA;

Juliane Érika Cavalcante Bender, Gerfenson Barbosa Ribeiro;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

: As metodologias ativas centralizam o discente no processo de aprendizagem, incentivando a criatividade e a autonomia, entre outras habilidades. Os mapas mentais podem ser entendidos como uma metodologia ativa por estimular o aluno a ser construtor do seu conhecimento ao organizar e relacionar mentalmente o conteúdo aprendido. Este trabalho aborda a utilização de mapas mentais como atividade de avaliação e presença em duas disciplinas distintas em um curso de engenharia durante o Ensino Remoto Emergencial. Foi realizada uma pesquisa sobre percepção dos discentes acerca da atividade realizada. Nesta, foi verificado que 71% dos alunos nunca tinham utilizado o mapa mental e que 31% dos estudantes encontraram dificuldades para criá-lo. Constatou-se ainda, por meio da pesquisa, o impacto positivo da atividade na assimilação do conteúdo ministrado. Ademais, 79% dos discentes demonstram a intenção de aplicar a ferramenta em outros momentos de estudo. Esses fatos demonstram a viabilidade e utilidade dos mapas mentais dentro de um contexto de aulas totalmente online, possibilitando a aprendizagem de forma ativa.

Educação. Aprendizagem ativa. Percepção do discente. Ensino superior. Ensino remoto.
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