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INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ENGENHARIA: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS EM TEMÁTICAS ADJACENTES AO EIXO CENTRAL DA FORMAÇÃO DOS DISCENTES;

DANIELI SOARES DE OLIVEIRA;

COBENGE21

[72] 08. Programas especiais

[265] 08.3. Iniciação científica

O presente trabalho visa apresentar e discutir a importância da iniciação científica para alunos de graduação em engenharia, sobretudo em temas adjacentes ao eixo central da formação dos discentes, visando mostrar aos estudantes o método científico e propiciar aos mesmos conhecimentos em áreas não diretamente relacionadas a sua formação. Em especial, este artigo apresenta experiências exitosas verificadas no curso de graduação em Engenharia de Produção do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cariacica. Serão apresentadas três temáticas distintas de iniciação cientifica propostas pela mesma docente, em iniciações científicas realizadas nos anos de 2018, 2019 e 2020. Nestes anos, a docente trabalhou, respectivamente, os seguintes temas: 1) Tecnologias alternativas e de baixo custo para tratamento de água; 2) Desenvolvimento de ambiente de realidade virtual para ensino/ capacitação técnica; e 3) Avaliação de eficiência energética em instalações prediais. Em todas as pesquisas desenvolvidas foram produzidos artigos, tanto para revista científica quanto para congresso, garantindo a divulgação dos resultados obtidos para a comunidade acadêmica e o reconhecimento dos discentes pelo trabalho desenvolvido. Desta forma, espera-se com este trabalho incentivar outros docentes a propor iniciações científicas em áreas não diretamente ligadas a área de formação dos estudantes, visando ampliar suas possibilidades de resolução de problemas, tornando-os mais flexíveis, criativos e com o pensamento crítico aguçado para obter soluções inovadoras aplicadas a questões relevantes para a sociedade e a ciência.

Iniciação científica. Engenharia. Pesquisa científica.
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