Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3471

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMICRO ATIVIDADES AVALIATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAR ALUNOS INGRESSANTES NA DISCIPLINA FÍSICA 1 EM ENGENHARIA;

NAIR STEM, Octavio Mattasoglio Neto, RODRIGO CUTRI;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[250] 05.3. Educação online

O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de uma pesquisa sobre o uso de micro atividades avaliativas nas aulas de Física 1 de um curso de Engenharia. A Física é uma ciência exata e experimental e requer um conhecimento conceitual para que se possa realizar adequadamente o modelamento do mundo. Por sua vez, trabalhar essa ciência nas séries iniciais dos cursos de engenharia tem diversos desafios, um deles é envolver o estudante nas situações de aprendizagem, para isto se faz necessário diversificar as formas e ferramentas tecnológicas de introduzir e rever os conceitos fundamentais (vídeos, softwares simuladores e exercícios). Para superar esse desafio, a proposta foi a criação de micro atividades que inseridas nas aulas e realizadas por equipes de estudantes, poderiam promover o envolvimento e aprendizagem desejada, além de desenvolver competências e habilidades desejadas na sua formação. A pesquisa do uso dessas micro atividades foi realizada com base no desempenho dos estudantes e num questionário sobre a percepção dos estudantes sobre o seu uso. As micro atividades têm a característica do ensino por pares, possibilitando que os estudantes aprendam pela colaboração e troca de conhecimento nas discussões. No caso relatado foram utilizadas questões oriundas do Jeopardy (Working Backwards Tasks), Ranking Tasks e NTYPERS (Newtonian Tasks Inspired by Physics Education Research), lembrando que as atividades foram realizadas mediadas pela tecnologia, devido o distanciamento social gerado pela pandemia do COVID-19. Os resultados mostram que houve melhoria no desempenho e uma ótima aceitação dos estudantes no uso dessa estratégia.

Ensino de Física. Micro atividades. Peer instruction. Física na Engenharia. Ensino Mediado por Tecnologia
Voltar