Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3467

MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ESTUDO DE MECÂNICA DOS SOLOS I EM FORMATO DE ENSINO A DISTÂNCIA;

AUCIANE DYRLLEN DA SILVA, DANIELA LIMA MACHADO DA SILVA;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[253] 05.6. Prática laboratorial presencial, remota e simulada

Durante a graduação em engenharia civil, os discentes deste curso, tem em sua grade de formação o estudo em mecânica dos solos, área da geotecnia responsável pela aplicação dos meios técnicos, com o intuito de alcançar o equilíbrio entre solo e homem, que não provoque danos à vida orgânica. Em 2020.1 devido às consequências provocadas pela pandemia do covid-19, a UFC - campus Russas, ofertou esta disciplina no formato EaD, diante disso, foi realizado uma pesquisa com os alunos matriculados na disciplina de mecânica dos solos I, como o objetivo de compreender os impactos provocados pelo ensino à distância na aprendizagem desta disciplina da turma de engenharia civil, da UFC campus Russas, assim como entender que influências o auxílio do aluno monitor, obteve como agente colaborador da aprendizagem do alunato desta disciplina. Desta forma, pôde-se obter que mais de 70% dos alunos classificaram sua aprendizagem de maneira satisfatória, mesmo que no modelo de ensino a distância, além disso, dentre os alunos que procuraram auxílio da monitoria, mais de 80% concordaram que a monitoria exerceu um papel significativo como ferramenta de auxílio na sua aprendizagem.

Monitoria, Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Ensino Remoto.
Voltar