3466
ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS: EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO;
AUCIANE DYRLLEN DA SILVA, RENATO EVANGELISTA ALVES, DANIELA LIMA MACHADO DA SILVA;
Arquivo não encontrado
COBENGE21
[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)
[253] 05.6. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
O ensino de mecânica dos solos de forma prática se apresenta como um importante meio para o aperfeiçoamento dos discentes, uma vez que aplica-se a teoria vista em sala de aula em experimentos que são exigidos no mercado de trabalho. Entretanto, com o surgimento da pandemia do COVID-19 houveram alterações significativas no planejamento das aulas teóricas e principalmente do módulo prático, uma vez que não foi possível a realização de todos os experimentos. Nesse sentido, o programa de monitoria foi essencial para remodelar o planejamento juntamente com o docente e assim conseguir entregar para os estudantes a solução para o aprendizado da componente curricular. O objetivo desse trabalho é apresentar a experiência da monitoria de aulas práticas no ensino de mecânica dos solos no atual cenário de pandemia de covid-19. Uma das conclusões obtidas nessa pesquisa é que os estudantes enxergam que a vivência prática mesmo no ensino remoto é essencial para a fixação do aprendizado e que a monitoria aproxima os estudantes da disciplina, uma vez que há uma procura maior para a retirada de dúvidas e questionamentos sobre os assuntos. Além disso, observa-se que a monitoria se perfaz como uma via de mão dupla, onde tanto os discentes absorvem conhecimento sobre as aulas ministradas, quanto há um reaprendizado contínuo por parte dos monitores, que precisam estar constantemente se atualizando para ajudar os estudantes da melhor forma possível.
Monitoria, Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Ensino Remoto.