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ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFC CAMPUS RUSSAS;
ANA CASSIA NASCIMENTO SILVA, THIAGO LEONARDO DE SENA LUZ, ALINY ABREU DE SOUSA MONTEIRO;
COBENGE21
[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências
[238] 02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências
O ensino de engenharia no Brasil passou por diversos processos de expansão e regulamentação desde o seu início. Como parte disso tivemos em 2019, a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, que buscam aprimorar o ensino de engenharia no país. Entre as habilidades e competências esperadas pelas novas diretrizes estão visão holística, atuação inovadora e empreendedora, além da criatividade na hora de resolver problemas da área. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como as empresas juniores da UFC Campus de Russas impactam no desenvolvimento das competências esperadas pelas diretrizes e sua importância para a inserção profissional. Para o cumprimento desse objetivo, realizou-se pesquisas quantitativas, por meio de questionários eletrônicos e qualitativas, por meio de entrevistas, com cerca de 68 estudantes. Assim, foi possível verificar através dessa pesquisa, que 68% dos entrevistados consideram a EJ muito importante para a sua formação. E que através da vivencia do MEJ desenvolveram habilidades como, trabalho em equipe, comunicação, liderança e capacidade de resolver problemas. Logo é possível afirmar que as EJ's, são uma ferramenta para o desenvolvimento das novas diretrizes dos cursos de engenharia, pois trabalham aspectos voltados para o dia-dia dos estudantes quanto profissionais, proporcionando vivencia empresarial, gerenciamento e elaboração de projetos, sendo todas essas atividades pautadas na ética e na busca por resolução de problemas.
Ensino. Engenharia. Novas diretrizes. Empresa júnior.