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PROJETO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE POSITIVO COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS DO EGRESSO;

PATR?CIA LIZI DE OLIVEIRA MAGGI, CARLOS ALBERTO DE MORAES VASCONCELLOS;

COBENGE21

[65] 01. Projeto pedagógico e gestão de cursos

[234] 01.1. A implementação das novas DCNs (Resolução CNE/CES 02/2019) nos cursos de engenharia

Este texto apresenta a experiência do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo na implantação de uma matriz curricular com foco em competências. A reformulação da matriz foi motivada pela então Minuta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelo diagnóstico realizado junto a setores da sociedade que apontavam lacunas na formação do engenheiro em relação às demandas do mercado de trabalho. A nova concepção de curso, que daria origem à nova matriz curricular, deveria dar maior ênfase às habilidades do egresso e desenvolver atitudes necessárias para a atuação profissional, sem negligenciar a importância do conteúdo. O trabalho, desenvolvido pelo Núcleo docente estruturante do curso, foi realizado em sincronia com o projeto dos demais cursos de engenharia da Universidade. Iniciou-se pelo mapeamento das competências do egresso, seguido da escolha de atividades educacionais obrigatórias para então ter início o desenho da matriz e de suas componentes curriculares. Ao contrário do modelo tradicional, onde priorizam-se atividades cognitivas menos complexas (lembrar, entender) nas séries iniciais, para, depois, introduzir atividades de aplicação, análise até chegar em criação, adotou-se um modelo no qual todas as componentes curriculares teriam objetivos de aprendizagem de dimensão cognitiva mais elevada (a partir de 3 na taxonomia de Bloom) e o escalonamento do aprendizado se daria pela complexidade das tarefas que o aluno deveria desempenhar. Portanto, mesmo disciplinas da primeira série já têm objetivos de dimensões mais elevadas, como, por exemplo, desenvolver projeto. Ao longo do curso aumenta a complexidade dos trabalhos requeridos. Desta forma, disciplinas clássicas deixaram de configurar na matriz e seus conteúdos foram distribuídos entre várias componentes curriculares que demandam seu conhecimento para a realização das atividades propostas. Esta nova matriz foi implantada no 1º semestre de 2019 e, portanto, podem ser apresentados alguns resultados parciais. Apesar do receio do corpo docente de que poderiam receber avaliações de desempenho piores, por parte dos alunos, isso não se verificou. A média da avaliação dos professores manteve-se, praticamente inalterada. Os estudantes declaram interesse em desenvolver as atividades propostas, mas reclamam do volume de trabalho e do tempo de dedicação exigido. Os professores observam o interesse dos alunos, mas apontam maior dificuldade na preparação das aulas e demanda de tempo para acompanhamento dos estudantes.

Projeto de curso, Matriz curricular por competências, Engenharia Civil
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