Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3455

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CCT/UDESC;

JENNIFER PERREIRA DOS SANTOS, LEONARDO ROMERO MONTEIRO, SANDRA DENISE KRUGER ALVES;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[246] 04.2. Avaliação de aprendizagem em atividades ou unidades curriculares que desenvolvem competências

Atualmente, existe dificuldade em recrutar engenheiros que além do domínio técnico possuam habilidades relacionadas à liderança, trabalho em grupo, planejamento, gestão estratégica e aprendizado de forma autônoma. O presente trabalho busca descrever a situação atual do curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento das competências desejadas no perfil do egresso. Os resultados mostram que grande parte das competências desenvolvidas dentro das atividades estão voltadas para o conhecimento mais básico que juntas correspondem a 68% da recorrência das competências correspondentes nos objetivos de aprendizado, mesmo que apenas 30% da carga horária do curso seja destinada a disciplinas de formação básica. Existe pouca ocorrência do desenvolvimento de habilidades transversais, que equivale a 14% da carga horária total avaliada. Entende-se que as observações realizadas pela presente pesquisa podem ser confirmadas em outros cursos de diferentes instituições de ensino.

Ensino em Engenharia. Diretrizes Curriculares Nacionais. Competências.
Voltar