Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3452

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DA PLATAFORMA DE SIMULAÇÃO PHET NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MECÂNICA DOS FLUIDOS NO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA;

Aline Beatriz Pimentel Doelinger Oliveira, ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO, Estela Claudia Ferretti, FÁTIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[253] 05.6. Prática laboratorial presencial, remota e simulada

O presente artigo analisa e discute o uso de um aplicativo de simulação no ensino de Mecânica dos Fluidos, conteúdo da ementa da disciplina de Operações Unitárias, ministrada no quarto período de um curso Técnico em Química concomitante da Rede Federal. O trabalho é fruto da continuidade da pesquisa desenvolvida em projeto de Iniciação Científica, iniciado com a identificação de estilos de aprendizagem dos estudantes e continuado para implementar estratégias pedagógicas capazes de contemplar diversos perfis. A partir da busca e estudos do grupo de pesquisa, selecionou-se o módulo Pressão de um Fluido e Fluxo, disponível na plataforma gratuita PhET Interactive Simulations, utilizando a simulação Pressão, sobre estática dos fluidos, e a simulação Fluxo, sobre cinemática dos fluidos. Os estudantes foram avaliados quanto ao desempenho em questões fechadas propostas com o uso da plataforma, em que puderam explorar as ferramentas de medição, alterando propriedades do fluido e dos sistemas, realizando simulações, cálculos, analisando e comentando os efeitos observados em diferentes situações. Também foi proposta a eles a avaliação qualitativa da plataforma por meio de questões abertas. A partir da Análise Textual Discursiva, emergiram das falas dos estudantes as categorias contribuições da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e obstáculos presentes no uso da plataforma. Discutiu-se, nestas, sobre o desempenho dos estudantes, suas opiniões acerca do uso da plataforma e contribuições para o aprendizado, destacando-se a convergência entre os conhecimentos teóricos e sua aplicação em um sistema simulado e a aplicação como um recurso didático que torna a aula mais dinâmica.

Simulação. Ensino-Aprendizagem. Operações Unitárias.
Voltar