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ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2020 AO REGIME DE ENSINO REMOTO NO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFC EM CRATEÚS;

Francisco Wylhan Pereira dos Santos, Andreza Rafaela Morais Pereira, RAFAEL CHAGAS SILVA, Kennedy da Silva Ramos, Tiany Guedes Cota;

COBENGE21

[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos

[255] 06.1. Perfil do ingressante

Ao iniciar um curso de graduação, os ingressantes se deparam com vários desafios relacionados a diferentes fatores, como dificuldades de adaptabilidade ao ambiente universitário e nos componentes curriculares do ciclo básico. Estas adversidades podem levar os alunos a perderem a motivação pelo ensino, o que resulta no aumento dos casos de evasão e retenção em disciplinas iniciais do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Crateús. Além disso, no ano de 2020, a pandemia do Covid-19 trouxe vários desafios para a educação, como o distanciamento social e a dificuldade de adaptação ao ensino remoto. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades de adaptação enfrentadas pelos ingressantes no primeiro período de 2020 do curso de Engenharia de Minas da UFC em Crateús. Para tanto, foi aplicado um questionário eletrônico com a finalidade de coletar informações referentes à percepção das aulas remotas. De forma complementar, foram realizadas análises do rendimento acadêmico, quantidade de discentes que realizaram a supressão e trancamento total de disciplinas. O questionário contou com a participação de 26 alunos, cuja representatividade foi de 54,2% da turma. Observou-se que 50% desses alunos classificaram as aulas remotas como regulares ou ruins. Em relação ao rendimento acadêmico, 22,9% da turma obtiveram aprovação em todas as disciplinas no semestre. Quanto a supressão de disciplinas, 21 alunos solicitaram a supressão de disciplinas e 6 realizaram o trancamento total. Assim, acredita-se que a universidade tem um papel protagonista na elaboração de ações de permanência, possibilitando não apenas uma melhor integração dos estudantes ao ambiente acadêmico, mas também motivação e condições para o aluno progredir no curso.

Adaptação universitária. Permanência universitária. Ensino Remoto. Engenharia de Minas.
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