Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3443

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO USO DE APOSTILA VIRTUAL INTERATIVA PARA O ENSINO DA GEOESTATÍSTICA;

PEDRO HENRIQUE ALVES CAMPOS, Thalles Eduardo Cruz Morais, Lucas Vieira Mendes, Rayssa Victoria de Andrade;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A geoestatística é uma ciência que alia teoria e prática computacional, vertentes que devem ser contempladas no seu ensino. Atualmente, os docentes dessa disciplina enfrentam dois problemas: a falta de material didático adequado em língua portuguesa e a dependência de softwares para uso e prática na análise de dados. Como solução inovadora para tais dificuldades, desenvolveu-se duas apostilas virtuais interativas. Essas apostilas constituem-se de conteúdo teórico escrito em língua portuguesa e de códigos computacionais implementados para a análise dos dados. Assim, em um só ambiente, o aluno encontra a fonte teórica e pode também entender a prática, interagindo com o sistema e analisando criticamente os resultados provenientes de cada parâmetro de entrada diferente. Uma avaliação com dezessete alunos foi realizada e comprovou-se o potencial do uso das apostilas como ferramenta adicional no ensino e aprendizagem dessa ciência.

Ensino de geoestatística. Apostila virtual interativa. Programação. Jupyter Notebook. Pluto Notebook.
Voltar