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Proposta de Plantas Alternativas para Ensino de Sistemas De Controle Utilizando Conceitos de Óptica Adaptativa;
VICTOR ANDR? HOURI E COSTA, WESLEY BECCARO;
COBENGE21
[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia
[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Durante o ensino da disciplina de controle, são apresentados aos alunos diversos exemplos de plantas com o objetivo de explicitar os conceitos aprendidos em aplicações reais. Essas plantas, normalmente, são termodinâmicas ou eletromecânicas e apresentam dinâmicas de primeira ou de segunda ordem. Com a apresentação de plantas que não são comumente trabalhadas em sala de aula, pode-se de expandir a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos de modelagem, de simulação, de projeto e de sintonia de controladores. Este trabalho propõe três experimentos em uma planta de óptica adaptativa (AO). O primeiro experimento consiste na criação e na configuração de blocos simuladores de um sistema de óptica adaptativa. O segundo experimento consiste no
desenvolvimento de um controlador de óptica adaptativa através da simulação de um controlador de ação Integral pura para a planta já configurada. O último experimento consiste na aplicação de um controlador de ação Proporcional-Integral. Durantes todas experiências são gerados diagramas e gráficos que permitem a discussão de maneira quantitativa e qualitativa do desempenho dos controladores simulados pelos alunos. Desta forma, são introduzidos os conceitos de instrumentação astronômica, permitindo aos alunos o exercício de conceitos relacionados à teoria de controle em um contexto inovador.
Óptica Adaptativa. Instrumentação Astronômica. Controle de Processos. Controlador PID. Ensino de Engenharia.