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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETOS DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA PARA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA.;

Ana Paula Mattos, Claudia Aline da Silva Brabo, Alexsandra Iglesias Pereira, Luiza Marlene Oliveira Dias, Thaissa Toyomi Rocha Ueoka, Jullyane Raquel Almeida Nunes, Alícia de Almeida Maia, Marina Letícia Leite Damasceno, Renata Benaion Silva Do Vale, FABIANA CARDOSO LEITE, Cybelle Ynara da Costa Silva;

COBENGE21

[71] 07. Curricularização da Extensão

[262] 07.2. Programas e projetos de extensão

Projetos de extensão voltados para mulheres nas carreiras de ciência, de tecnologia, de engenharia e de matemática (STEM) nas universidades é crescente, devido a necessidade de incentivo às meninas do ensino fundamental e ensino médio a ingressarem nessas áreas nas universidades, e ao mesmo tempo para o apoio e a capacitação das alunas nas universidades a não desistirem do curso. Na maioria dos cursos de engenharia são formados por homens, na região amazônica há um grande déficit de profissionais femininas nessas áreas, visando um amparo às alunas da UFPA e um maior engajamento com a comunidade, principalmente escolas da rede pública, promoveu-se dois projetos, um voltado para a robótica, o Iaçá, o qual o foco é desenvolvimento de tecnologia, competição em torneio de robôs e levar o conhecimento de conceitos de programação, robótica e eletrônica de maneira simplificada para as escolas. Outro projeto é o STEAMS UFPA, o qual desenvolve oficinas temáticas com temas de STEAM e sustentabilidade, as oficinas são oferecidas pelas próprias alunas voluntárias. Em ambos projetos há graduandas dos cursos de engenharia mecânica, de alimentos, biomédica e computação. Os dois projetos são formados por mulheres cujo o intuito é a representatividade e capacitação das discentes, além de estimular o interesse pela tecnologia. Nas poucas edições dos projetos na UFPA ,observou-se um desenvolvimento de algumas habilidades nas voluntárias, tais como: escrita, comunicação e maior engajamento. Espera-se que com a interação nas escolas o número de meninas interessadas nas carreiras STEM aumente cada vez mais na região amazônica.

Robótica. STEM. Representatividade. Mulheres. Tecnologia. Oficinas.
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