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Artigo


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BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO;

Cecília de Freitas Vieira Couto, Ricardo Almeida de Melo;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A pandemia do coronavírus e a consequente adoção do sistema remoto de ensino provocou inúmeros impactos na educação brasileira. No que se refere à saúde mental dos alunos, é cada vez mais frequente relatos de falta de concentração, dificuldades em aprender e/ou pouca motivação para assistir às aulas remotas. Contudo, é possível empregar ações para tentar minimizar ou mesmo reduzir essas consequências, como adotar práticas de meditação antes das aulas. Pesquisas mostram que práticas de meditação podem provocar um aumento na capacidade de reter a atenção e na capacidade de aprendizagem, bem como possibilitam o aprimoramento da percepção e da regulação das próprias emoções. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi mensurar o impacto de práticas de meditação no rendimento do aprendizado e bem-estar dos alunos de turmas da graduação em Engenharia Civil e da pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Para isso, foram realizadas sessões de meditação antes das aulas das turmas. Logo, para mensurar os efeitos produzidos pela experiência realizada, foi aplicado um questionário aos alunos no fim do período letivo. O questionário foi elaborado com duas seções: 1) perguntas de caracterização da amostra, saúde, e prática da meditação; e 2) perguntas relacionadas às consequências da prática de meditação. Com os resultados obtidos do questionário foram realizadas análises estatísticas para verificar-se a validade das respostas coletadas. Por fim, pode-se concluir que a prática de meditação antes das aulas pode melhorar, de forma geral, o rendimento dos alunos.

Meditação. Ensino remoto. Estudantes universitários. Engenharia.
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