Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3426

DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE VENTILADORES INDUSTRIAIS;

Luiz Carlos Cordeiro Jr, Patrick Vinicius de Souza Teodoro, Marina Maia Nogueira;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

No estudo teórico de máquinas de fluxo motoras, destacam-se os diversos parâmetros de dimensionamento de ventiladores, que podem ser melhor compreendidos quando os alunos têm condições de interagir com o tema fisicamente, e desenvolver a percepção quanto aos efeitos secundários de um projeto bem sucedido. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma bancada didática de ventiladores e os benefícios que a mesma contribui para o Curso de Engenharia Mecânica da UERJ, campus de Resende. Este desenvolvimento foi motivado pela ausência de experimentos no Laboratório de Motores, Hidráulica e Pneumática, para complementar o ensino teórico nas disciplinas de Fenômenos de Transporte e Máquinas de Fluxo. A bancada didática foi construída a partir de componentes já existentes no campus, de forma a permitir a aplicação dos conceitos estudados em livro texto do curso e que serão mostrados comparativamente neste material. Concluído este desenvolvimento, será possível aprimorar detalhes da técnica de projetos em ventiladores e desenvolver meios de análises teórico e experimental. Como resultado, além dos ganhos acadêmicos, os alunos terão maiores condições de estudo e aperfeiçoamento tecnológico.

Bancada de ventiladores, Tubo de Pitot, Máquinas de fluxo
Voltar