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AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO POR PARES DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ESTUDO PILOTO;

TATIANA GESTEIRA DE ALMEIDA FERRAZ, CAMILA DE SOUSA PEREIRA GUIZZO, RENELSON RIBEIRO SAMPAIO;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[246] 04.2. Avaliação de aprendizagem em atividades ou unidades curriculares que desenvolvem competências

As mudanças recentes no perfil de saída previsto para os estudantes de engenharia visando atender às transformações da sociedade contemporânea, traz aos professores e às instituições de ensino superior o desafio não só de formar, como também de avaliar as competências transversais dos estudantes. A avaliação destas competências é um processo complexo, ainda não muito estudado por pesquisadores, carecendo-se, portanto, do desenvolvimento de ferramentas adequadas. Este trabalho discute os resultados parciais de um estudo de doutorado. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e os testes iniciais de um instrumento para autoavaliação e avaliação por pares de competências transversais de estudantes de engenharia. Os resultados preliminares indicam que o modelo proposto se mostrou adequado, sendo possível envolver os estudantes na avaliação das competências transversais. Não se percebeu diferenças significativas entre as medianas das autoavaliações e avaliações pelos pares. Na sequência da pesquisa, está previsto o refinamento dos itens do instrumento e a aplicação da avaliação com maior número de estudantes, além de professores e agentes externos. Acredita-se que, ao explicitar as competências transversais e avaliar o grau de desenvolvimento destas competências, favorece-se o reconhecimento dos gaps e a busca pela melhoria contínua, não só por parte dos próprios estudantes, como também pelos professores e instituições de ensino.

Educação em engenharia. Competências transversais. Avaliação de estudantes. Autoavaliação. Avaliação por pares.
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